terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Contato e Improviso

O Contato- Improviso é considerado a "corporificação" da contra-cultura e foi criado, no início dos anos 70 nos, nos Estados Unidos pelo praticante de Aikido e dançarino Steve Paxton. Esta prática de dança desenvolve a inteligência Interpessoal, que é a capacidade de uma pessoa dar-se bem com os demais, compreendendo-os, e percebendo suas motivações. Envolve a habilidade de trabalhar cooperativamente com outras pessoas num grupo e a habilidade de comunicação verbal e não-verbal.



Os contatistas em ação podem dar e receber apoio, rolar um por sobre o outro, deslizar no chão ou erguer o companheiro. É utilizado o “momentum” para mover-se em sincronia com o parceiro em vez de usar a força para controlá-lo. Pessoas com tamanhos e pesos muito diferentes podem fazer contato juntas. É possível se movimentar no espaço mudando constantemente os pontos de contato entre o próprio corpo e o do parceiro.



O espectador está assistindo a pessoas de verdade pressionadas por eventos e pelo tempo. Isso é improvisação. Nenhum participante está totalmente sob ou fora de controle... O que é revelado é um entendimento mútuo, um sistema básico, uma maneira de comunicação. Toque. Outra inteligência muito utilizada na pratica do Contato improviso é a intrapessoal, que é a competência que a pessoa tem de conhecer-se, estando em contato consigo mesma, com as próprias sensações e emoções, podendo administrar seus sentimentos e emoções. Esta inteligência está relacionada aos estados interiores do indivíduo. Algumas habilidades desenvolvidas por esta inteligência são a concentração, a percepção e expressão de diferentes sentimentos íntimos.



No Contato Improviso, esta inteligência é bastante utilizada, pois o praticante ao dançar deve estar atento a consciência da gravidade e simultaneamente perceber o espaço interior do próprio corpo, prestando atenção em sua forma no espaço. É fundamental que o dançarino tenha uma conexão profunda com o próprio corpo, conhecendo seus limites e possibilidades antes de ir ao encontro do outro. Este conhecimento do próprio corpo traz segurança tanto para o indivíduo como para seu parceiro.



Outras Inteligências que podem estar eventualmente associadas ao ensino do contato improviso são a musical: inteligência baseada no reconhecimento dos sons do ambiente e numa sensibilidade para ritmos e batidas. Ela é desenvolvida nas aulas que utilizam músicas como forma de estímulo do movimento.

Este estilo de dança pode favorecer atitudes prazerosas indo ao encontro das necessidades criativas de cada um.





Contato e improviso I


Contato e Improviso II

Nenhum comentário: